Quando o candidato sai do cargo com menos de três meses: o que fazer?
- Andréa Batista
- 12 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2025

As lideranças estão enfrentando dias de tensão. Na seleção o candidato quer contribuir, crescer... sem exigências, apenas consentimento. Felizes pela recolocação, os novos colaboradores entram com um grande entusiasmo, mas logo logo as feições vão mudando, a energia já não é a mesma. O que aconteceu com o desejo de crescer na empresa, a gratidão por ter se recolocado?
“Não entendo: o que passa na cabeça das pessoas?”, fala o líder inconformado. É um questionamento na tentativa de entender porque as pessoas saem tão rápido; seria uma seleção mal conduzida?
Essa rotatividade está afetando diretamente nos resultados e no clima organizacional. Esse looping de contratação e demissão, além dos custos, sobrecarrega os funcionários mais antigos.
O problema não está somente no profissional, mas no “match” que não rolou. A falta de identificação e pertencimento entre o empregado e o empregador leva a uma alta rotatividade. Uns saem logo, outros ficam de olho no mercado à espera da primeira oportunidade para ir embora.
A solução está em encontrar a pessoa certa para o lugar certo. Isso significa ir além das habilidades técnicas e focar na integração entre valores pessoais e os objetivos do time. Como a organização pode contribuir para as motivações pessoais desse, até então, candidato?
Quando existe conexão, o comprometimento tende a ser mais duradouro e o impacto na performance da equipe, muito mais significativo.
Eu sou Andréa Batista, especialista em educação executiva e liderança de resultados. Trabalho com líderes para ajudá-los a entender como identificar, desenvolver e engajar talentos que se alinhem com a missão e visão organizacional.
Escolher certo é mais do que contratar bem – é garantir que o time esteja comprometido com o sucesso coletivo.
Você também tem enfrentado altos índices de rotatividade na sua equipe? 📉
Transforme seu processo de seleção, onboarding, integração e garanta um time engajado e de resultados!


Comentários